5 vantagens das casas pré fabricadas

O primeiro entendimento que se deve ter é de que se pré-fabrica partes de uma construção. Com exceção das casas de pau a pique e os iglus feitos de blocos de gelo feitos no local, toda construção tem elementos pré-fabricados.

 

Posso dar como exemplo de elementos pré-fabricados uma abertura que já vem com os vidros nos perfis, um cano, a cerâmica do piso, as telhas, o balcão da pia, a calha, etc. No entanto, o que se costuma chamar de casa pré-fabricada são edificações com elementos maiores que são trazidos prontos para o canteiro de obras.

 

Como exemplos de elementos prontos podemos citar painéis de concreto, painéis de woodframe, pods de banheiros, estruturas de cobertura, lajes prontas e módulos. Cada um destes elementos faz parte de um método construtivo e atende de maneira particular a sua necessidade.

 

Os principais motivos para se pré-fabricar elementos da construção é para se ganhar tempo, diminuir desperdícios em obra e, em muitos casos, reduzir custos. Por isso, ao longo do tempo, construtoras vêm desenvolvendo métodos de pré-fabricação que otimizam os processos construtivos.

 

Apesar de haver um público ainda conservador que acredita que tijolo e concreto é sinônimo de solidez e qualidade, existem novas tecnologias crescendo e ganhando força no Brasil. 

 

VANTAGENS

 

1.      Rapidez

Como foi mencionado antes, a rapidez é uma das grandes vantagens dos sistemas pré-fabricados. Para ilustrar a você, estes métodos permitem que, enquanto a fundação está sendo feita, a obra já esteja sendo adiantada em uma fábrica.

 

2.      Precisão

Enquanto na construção artesanal a precisão depende das medidas tiradas na obra, a pré-fabricação tem mais facilidade na utilização de gabaritos. Além disso, há menos perdas em um ambiente fabril do que em um canteiro de obras. Isso resulta na precisão também no consumo de materiais.

 

3.      Custo/Benefício

A padronização de processos e materiais na pré-fabricação resulta em um aumento na eficiência. Por conta dessa maior eficiência é possível reduzir o tempo e o custo. Isso possibilita a utilização de materiais com desempenho melhor sem onerar o valor final do imóvel, resultando em um melhor custo benefício do produto final.

 

4.      Canteiro limpo

Quanto mais pré-fabricada for a obra, menos necessidade de canteiro de obras. A redução do canteiro de obras facilita a sua organização e diminui o seu impacto tanto visual quanto físico no terreno. Portanto, casas pré-fabricadas se tornam mais eficientes e sustentáveis que as obras convencionais.

 

5.      Sustentável

Devido à redução dos desperdícios, aumento da eficiência na produção e maior segurança aos trabalhadores, os processos de construções pré-fabricadas é mais sustentável que o convencional. Na fabricação dos módulos na Brasil ao Cubo, por exemplo, muitos materiais são entregues pelos nossos fornecedores já sob medida.

 

Outro fator importantíssimo é a facilidade do reaproveitamento dos elementos pré-fabricados. Ao contrário de uma alvenaria convencional onde é necessário demolir para se desconstruir, os elementos pré-fabricados são removidos inteiros muitas vezes. Um módulo pode ser realocado interio sem a perda de esquadrias, acabamentos, etc.

Confira também:

Como escolher o projeto para casa de madeira pré-fabricada